Governo federal anuncia parceria para pesquisas no SUS com blockchain
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciaram no dia 12 uma parceria que promete dar um gás no desenvolvimento de projetos essenciais nas áreas de criptografia, certificação digital, assinaturas eletrônicas e segurança digital. Essa ação tem como objetivo fortalecer a tecnologia nacional e expandir os serviços do Governo Digital.
O projeto que marca esse novo acordo tem a colaboração do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI). É uma iniciativa inédita que visa trazer resultados concretos para a transformação digital na vida dos brasileiros.
A ideia é que os avanços nos serviços públicos digitais também beneficiem o setor privado, permitindo licenciamentos e contratos de transferência de tecnologia. O ITI é conhecido por impulsionar iniciativas que suportam serviços como a Carteira de Identificação Nacional (CIN) e validações eletrônicas. Já o CNPq se encarregará de envolver a comunidade científica do Brasil dentro desses projetos.
Projetos em Destaque
Inicialmente, as bolsas que serão oferecidas têm o foco em criar uma plataforma integrada de assinatura eletrônica e validação. Essa plataforma vai unificar as ferramentas usadas pela SEIDIGI, incluindo serviços como o Meu SUS Digital e a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
Além disso, há planos para desenvolver e implantar tecnologias de inteligência artificial (IA). Isso ajudará a melhorar a detecção e o combate a fraudes nos serviços digitais do Governo Federal. Também será feita pesquisa em blockchain e algoritmos que sejam resistentes a futuras tecnologias quânticas.
Declarando o Impacto da Parceria
Enylson Camolesi, diretor-presidente do ITI, comentou sobre a importância dessa união: “Ser parceiro do CNPq como nossa primeira ação é especial. Vamos oferecer à comunidade científica e à indústria de certificação digital recursos de excelência, unindo forças para mudar a vida dos brasileiros.”
Ricardo Galvão, presidente do CNPq, acrescentou que essa colaboração amplia os horizontes da pesquisa: “O ITI tem um papel central, proporcionando Assinaturas Eletrônicas e outras tecnologias. Acredito que essa parceria é fundamental, especialmente em um momento em que a Inteligência Artificial está em ascensão.”
CNPq em Números
- R$ 2,6 bilhões investidos em pesquisa
- 91 mil bolsas atualmente vigentes
- 15 mil projetos ativos
- 9 milhões de currículos Lattes cadastrados
ITI em Números
- 15,2 milhões de certificados ICP-Brasil ativos
- 8,2 milhões de certificados emitidos de janeiro até 12 de setembro
- Mais de 324 milhões de assinaturas eletrônicas Gov.br nos primeiros cinco anos
- Média de 20 milhões de assinaturas eletrônicas por mês até 2025
- 1.500 assinaturas por minuto durante horários de pico
Esse passo dado por essas duas instituições promete não apenas modernizar a gestão pública, mas também trazer inovação à vida digital dos brasileiros, facilitando o acesso e a segurança nos serviços governamentais.